A Edição de Julho de 2022 da Revista Justiça & Cidadania traz uma entrevista especial com o novo presidente da Ajufe, Nelson Alves. Em conversa com o editor-executivo da publicação, Tiago Salles, o magistrado federal falou sobre a defasagem salarial da categoria, dos avanços rumo à igualdade de gênero na diretoria da associação e sobre as comemorações dos 50 anos da entidade, que ocorrerão em setembro. “[Frente a] qualquer coisa que diga respeito à desobediência do que for decidido pelo Poder Judiciário, a Ajufe irá se manifestar e defender o cumprimento das decisões judiciais. Mas, repito, não é campo para o magistrado a emoção político partidária”, pontua Alves.
Na seção Em Foco, a revista destaca o seminário “A magistratura do futuro”, promovida pelo Instituto Justiça & Cidadania em parceria com a Fecomércio-RJ. “O primeiro desafio do futuro é entendermos a realidade. O segundo é não nos descolarmos dela”, pontuou o Ministro do STF André Mendonça, na palestra de abertura. A nova edição do programa “Conversa com Judiciário” discutiu diferentes aspectos da evolução da prestação jurisdicional nos próximos anos, com a participação de juristas, magistrados e especialistas em tendências econômicas, digitais e comportamentais.
A edição traz ainda a cobertura do workshop promovido pelo CNJ e pela Enfam para debater os aspectos civis e os desafios impostos pelos casos de sequestro internacional de crianças, com foco nas formas de melhorar a prestação jurisdicional nos processos de retorno de crianças e adolescentes, nos termos da Convenção de Haia de 1980.
Leia ainda nessa edição outros textos de magistrados e juristas sobre temas de inadiável discussão na agenda jurídica nacional.