Lançamento de obra sobre causalidade e imputação ocorre entre os dias 10 e 11 de outubro

    Entre os dias 10 e 11 de outubro, o juiz federal e associado da Ajufe, Wagner Mota, lança o livro “Causalidade e imputação na responsabilidade civil extracontratual”, no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, em Salvador.

    O livro mostra a interação entre causalidade e imputação, no âmbito da responsabilidade civil extracontratual, contextualizada com os demais pressupostos da responsabilidade, é o objeto de análise desta obra.

    A pesquisa publicada propõe-se a investigar problemas correlatos, entre os quais: se existe uma relação de complementaridade entre causalidade e imputação; como opera a inter-relação entre os pressupostos tradicionais da responsabilidade; se alterações na compreensão das categorias da conduta culpável ou geradora de risco e do dano indenizável podem afetar a abordagem da causalidade; se o critério metodológico utilizado no enfrentamento de problemas causais, pela doutrina e jurisprudência brasileiras, assegura a distinção entre questões essencialmente causais e questões normativas; se é possível, no âmbito jurídico, uma teoria unitária da causalidade; como os sistemas normativos lidam com o problema da atribuição de responsabilidade na ambiência da incerteza.

     

     


    SERVIÇO

    Lançamento do livro Causalidade e imputação na responsabilidade civil extracontratual

    Data: 10 e 11 de outubro de 2024

    Hora: 15h às 15h40 (10/10) e 15h às 15h40 e 18h às 18h40 (11/10)

    Local: Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) - 5ª AV. DO CAB, Nº 560 SALVADOR/BA – BRASIL.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.