Desembargador federal aposentado João Grandino Rodas tomará posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas

    O desembargador federal aposentado e associado da Ajufe, João Grandino Rodas, tomará posse na Academia Brasileira de Letras Jurídicas na próxima segunda-feira (7/4). O magistrado é professor da Universidade de São Paulo, presidente e coordenador de pós-graduação stricto sensu do Centro de Estudos Econômicos e Sociais (Cedes).

    Rodas ocupará a cadeira 47, que tem como patrono Jacy de Assis. Mineiro, fundou a Faculdade de Direito de Uberlândia, que posteriormente foi integrada à Universidade Federal de Uberlândia, para quem Jacy de Assis doou parte de seu patrimônio pessoal.

    Biografia - João Grandino Rodas é advogado e economista. Bacharel, mestre e doutor e livre-docente em Direito pela Universidade de São Paulo, além de licenciado e bacharel em Educação pela USP e em Letras, Português e Francês, pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas.

    Também é mestre em Direito pela Harvard Law School (EUA), mestre em Diplomacia pela The Fletcher School (EUA) e mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal).

    Ainda integrou a Comissão Jurídica Interamericana da OEA (1996/2006), presidindo-a entre 2000 e 2002. Foi chefe da Consultoria Jurídica do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (1993/1998) e juiz do Tribunal Administrativo do Sistema Econômico Latino-Americano e do Caribe (2000/2019). É desembargador aposentado do Tribunal Federal da 3ª Região (SP e MS) e ex-juiz do Trabalho.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.