A diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) participou da cerimônia de posse da nova gestão do Superior Tribunal de Justiça, nessa quarta-feira (29). Até 2020, exercerão as funções de presidente e vice-presidente do órgão os ministros João Otávio de Noronha e Maria Thereza de Assis Moura.
Durante o discurso de posse, Noronha afirmou que o Poder Judiciário deve ser o garantidor da democracia em momentos turbulentos. "Apesar de todas as suas deficiências, o Judiciário continua sendo o fiador permanente dos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Sem ele, a democracia seria uma falácia”, avaliou.
Além do STJ, os ministros também assumem a presidência e vice-presidência do Conselho da Justiça Federal, em substituição à ministra Laurita Vaz e ao ministro Humberto Martins. A nova administração da Corte foi eleita em junho passado por aclamação do Pleno. João Otávio de Noronha é o 18º presidente do órgão.
A cerimônia contou com as presenças do presidente Michel Temer, da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, e do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.