Estratégias de prevenção à corrupção são apresentadas por promotora do MPDFT no 7º Fonacrim

    A promotora de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Luciana Ásper y Valdes, abriu o último dia do 7º Fórum Nacional dos Juízes Federais Criminais nesta quinta-feira (27), falando sobre o combate à corrupção. Luciana, que também coordena a Ação 6 na Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), trouxe luz às estratégias para prevenção primária da corrupção.

    Na visão da promotora, existem três os passos para tratar a corrupção, que devem ser integrados e inovadores. O primeiro, denominado UTI, é de responsabilidade do sistema de justiça, que deve reprimir e prover a recuperação de ativos. O segundo, ambulatório, que compreende governança, gestão de riscos, controle interno, externo e social. E o terceiro, chamado de vacina, que corresponde à prevenção primária para ativar o freio moral contra a corrupção.

    "O caminho de combate à corrupção se dá através de reformas legais e institucionais, inovação, diálogo e partilha das tecnologias de informação e ferramentas de investigação entre órgãos de controle. É preciso conhecer o inimigo e evitar sobreposição de esforços", afirma Luciana Ásper.

    Ao fim da palestra, os magistrados federais que participam do VII FONACRIM reuniram-se em cinco grupos para discutirem novas propostas de enunciados e recomendações para a Justiça Criminal brasileira.

    ACOE8276

     

     

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.