O presidente da Ajufe, Fernando Mendes, participou, nessa terça-feira (7), da apresentação do relatório de integração das metas do Poder Judiciário no Conselho Nacional de Justiça. O estudo é resultado de um trabalho do Comitê Interinstitucional instituído pelo CNJ para integrar as metas do Poder Judiciário aos indicadores e metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
A análise identificou treze macrodesafios e indicou oito metas para o sistema de Justiça brasileiro. O desenvolvimento foi sob o formato de Laboratório de Inovação no Poder Judiciário, através da ferramenta metodológica de Design Thinking.
Na solenidade, o presidente do CNJ e do STF, ministro Dias Toffoli, destacou a importância da nova ferramenta. “O trabalho do Comitê e as reuniões sob o formato de Laboratório edificaram os pilares para a consolidação da inserção da Agenda 2030 na pauta do Poder Judiciário”, afirmou.
O relatório ainda levantou informações sobre o número de ações distribuídas e decididas pelo Judiciário, os temas que geram maior número de demandas nas cortes e as respectivas áreas como saúde, educação, questões previdenciárias, execução fiscal, crime, combate ao crime organizado, organizações criminosas, corrupção.
A Agenda 2030 da ONU, que contempla os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é um plano de ação que busca prosperidade para as pessoas e o planeta, fortalecendo a paz universal com mais liberdade. A meta é a erradicação da pobreza, a proteção ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável em termos econômicos sociais e ambientais.
Veja o relatório do CNJ: http://cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2019/05/2337a99814bdcdaa8045a4a4b7f48cae.pdf