As juízas federais Priscilla Corrêa, Camila Pullin, Luciana Ortiz, Maria Cândida Carvalho Monteiro de Almeida, Alcioni Escobar e Adriana Alves dos Santos Cruz, que integram ou apoiam a Comissão AJUFE Mulheres, coordenaram oficinas temáticas do Curso Nacional “A Mulher Juíza – Desafios na carreira e atuação pela igualdade de gênero”, da Escola acional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).
O evento, encerrado na última sexta-feira (17), tinha o objetivo de discutir o cenário atual do Poder Judiciário no que diz respeito às questões de gênero. Durante a programação, quatro oficinas propuseram o debate sobre representatividade e gênero.
A oficina “Representatividade – análise e fechamento de diagnóstico da pesquisa realizada, e formulação de proposta para implementação da Resolução n. 255/2018” foi coordenada pela juíza federal Maria Cândida Carvalho. Já a oficina “Gênero e suas Interseccionalidades – análise e fechamento de diagnóstico e formulação de propostas para implementação de política sobre mulheres juízas no Poder Judiciário” foi conduzida pelas juízas federais Adriana Cruz e Alcioni Escobar.
O tema “Mulheres e Desenvolvimento – conexão entre o diagnóstico de representatividade das mulheres juízas e as metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 1, 5 e 8)” teve a condução das juízas federais Priscilla Corrêa e Luciana Ortiz. Já a oficina Julgamento com Perspectiva de Gênero – como atender melhor a usuária mulher e formular indicadores de seu cumprimento (ODS 1, 5 e 8) foi liderada pela juíza federal Camila Pullin.