Na última semana, os diretores da Ajufe Ilan Presser e Vera Lucia Rocha Souza Jucovsky participaram do III Congresso Brasileiro da Magistratura e do Ministério Público para o Meio Ambiente, realizado na cidade de Araxá/MG, entre os dias 7 e 9 de agosto.
O evento, promovido pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), com apoio da Ajufe, contou com palestras, painéis, apresentações de teses e estudos de caso sob o tema central: "Proteção Ambiental: a missão garantidora do Poder Judiciário e do Ministério Público - histórico, tendências e perspectivas".
A abertura do Congresso foi marcada por homenagens ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícias Civil e Militar de Minas Gerais no caso do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, e ainda por uma palestra magna proferida pela ex-ministra do meio ambiente Marina Silva.
Os representantes da Ajufe participaram do nono painel que tratou da relação entre a Justiça Federal e o Meio Ambiente. A diretora Vera Lúcia falou sobre o Poder Judiciário e o princípio do não retrocesso ambiental. E o diretor Ilan Presser destacou o papel da Justiça Federal na apreciação de demandas ambientais.
Além de magistrados e membros do Ministério Público, participaram do evento a ministra do STF, Cármen Lúcia, o presidente do STJ, João Otávio de Noronha, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, autoridades de Belo Horizonte, o presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz Júnior, entre outros.