Para presidente da Ajufe, varas virtuais são novas possibilidades de gestão e tecnologia na Justiça Federal

    No próximo dia 3 de fevereiro, o Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF-3), que abrange os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, implantará o Programa de Processamento Judicial Eletrônico, batizado de e-Vara pelos magistrados da Seção Judiciária de São Paulo. Será implementada também a primeira Central de Processamento Eletrônico (CPe) no município de Santos (SP).

    As duas novas ferramentas digitais serão utilizadas pela Justiça Federal no processamento e armazenamento das ações que tramitam no âmbito do processo judicial eletrônico. Na visão do presidente da Ajufe, Fernando Mendes, as varas virtuais, além de driblarem a crise orçamentária, permitem o desenvolvimento de uma Justiça do futuro.

    “A expectativa é que a implementação de tecnologias para a condução dos processos se torne uma alternativa para a Justiça do futuro, principalmente em um cenário de contenção orçamentária e dificuldades de ampliação do quadro de pessoal. Além disso, o E-Vara se mostra como uma nova possibilidade organizacional e de gestão no Poder Judiciário, com o investimento em tecnologia", afirma Mendes.

    As e-Varas serão responsáveis pelo armazenamento e gerenciamento dos processos sobrestados ou encerrados. Já a CPe vai auxiliar o processamento das ações eletrônicas.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.