A Comissão Ajufe Mulheres promoveu nessa quarta-feira (22/04) o 1° Webinar Perspectivas de Gênero e Pandemia - “Desigualdades e distanciamento social: gênero, trabalho precarizado e acesso à saúde”, no Youtube da Ajufe. O debate contou com a participação da presidente da Anamatra, juíza Noemia Porto, a jornalista Flávia Oliveira, e a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Luiza Batista. A mediação ficou a cargo da coordenadora da Comissão, juíza federal Tani Wurster. Durante o Webinar, as convidadas falaram sobre gênero, mercado e trabalho precarizado.
“As mulheres experienciam o mundo a partir de diferentes lugares e perspectivas. O fato de sermos as principais responsáveis pelo cuidados das crianças e idosos e as expectativas em relação à mulher na sociedade faz com que essas circunstâncias atravessem a vida das mulheres de modo diferenciado”, destacou a coordenadora Tani Wurster.
Ao comentar as condições no mercado de trabalho para as mulheres, a presidente da Anamatra, Noemia Porto, destacou que a análise do trabalhador ou trabalhadora não é feita a partir de critérios objetivos, ligados à qualificação, formação formal ou mérito. “O mercado de trabalho produz uma seletividade que não tem nada de neutra, que enxerga o gênero, raça, classe social, orientação sexual de maneira desigual”, apontou.
A jornalista Flávia Oliveira avaliou a dificuldade enfrentada por mulheres que atuam como chefes de família, cuidando das crianças e dos idosos. “A gente vive uma situação em que o excesso de atribuições põe a mulher em uma situação em que não lhe é permitido adoecer”, destacou.
“As trabalhadoras domésticas fazem parte da categoria mais prejudicada nesse momento. Muitas são obrigadas a permanecer nos ambientes de trabalho porque não podem pegar coletivos e se distanciam de suas famílias, por exemplo. E as diaristas, que não estão trabalhando, são a nossa maior preocupação. Como elas vão prover o sustento da família?”, pontuou a presidente da Fenatrad, Luiza Batista.
O debate completo você confere em: