O novo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Eduardo André Brandão, se reunirá nesta quarta-feira (24/06), às 18h, com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli. O encontro está previsto para ocorrer no Gabinete da presidência do STF com a presença do vice-presidente da 1a região, Caio Marinho.
O presidente da Ajufe entregará ao ministro Dias Toffoli um ofício em que se solidariza com os ministros em virtude dos ataques à Corte e pede que, “como reação institucional”, o STF adote medidas para fortalecer a magistratura e aumentar a segurança das juízas e juízes federais em todo Brasil.
No documento, a associação também sugere a organização de uma campanha pelo fortalecimento da magistratura. O presidente da Ajufe ainda apresentará, no encontro, uma proposta de criação de um observatório de direitos humanos no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
“A Ajufe sempre vai defender a independência judicial. Ela existe para isso. Toda decisão fundamentada e independente deverá ser defendida, não no mérito, mas na existência dela. O que percebemos é a necessidade de união de todo o sistema de Justiça brasileiro nesses momentos de muitos confrontos”, destacou o presidente da Ajufe.
Veja a íntegra do ofício: https://bit.ly/3ev0tW9