O presidente da Ajufe, Eduardo André, participou, nesta sexta-feira (23/10), do curso “Justiça Restaurativa - Um Outro Olhar para Além da Justiça Retributiva”, promovido pela EMAG - Escola de Magistrados do TRF3, com apoio da Ajufe. O evento ocorre até o dia 3 de novembro, com aulas transmitidas pelo Zoom, com a possibilidade de participação de todos os associados da Ajufe.
O conteúdo da aula de hoje trouxe um histórico dos trabalhos de Justiça Restaurativa no Brasil e no Canadá, e possibilitou a troca de experiências entre os palestrantes, atores pioneiros na implementação da nova política pública nacional do Poder Judiciário.
Participaram como expositores o juiz canadense, Barry Stuart, a professora Ph.D. em Criminologia pela Simon Fraser University, Evelyn Zellerer, e o juiz de direito do Tribunal de Justiça de São Paulo, Egberto Penido.
O juiz Egberto Penido trouxe uma retrospectiva das origens ancestrais da cultura restaurativa como modelo de sociedade e modo de tratamento pacífico de conflitos, apresentando elementos de conexão cosmológica que unem a todos os seres a partir de uma mesma essência.
O magistrado canadense, já aposentado, contou sua experiência ao longo dos últimos 40 anos com as práticas restaurativas nas comunidades com foco no tratamento e transformação de conflitos e construção de relacionamentos eficazes, com a criação de espaços seguros para que as diferenças sejam superadas, com atenção às necessidades de todos os envolvidos e alcançando-se a harmonização das relações por meio do diálogo respeitoso e horizontal, em um trabalho de conexão de valores e modos de estar no mundo.
O curso EaD tem 26 horas-aula e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), contando com a coordenação da Juíza Federal, membro da Comissão de Justiça Restaurativa da Ajufe e membro do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do CNJ, Katia Herminia Martins Lazarano Roncada e assessoria pedagógica do professor João Salm, da Governors State University, em Chicago, com direção da Desembargadora Federal Therezinha Cazerta.
Acesse a programação aqui.