1ª Semana FEJUFE encerra com debate sobre futuro da Justiça

    Nesta sexta-feira (23), a Ajufe encerrou a 1ª Semana FEJUFE com a live "Poder judiciário, economia e sustentabilidade: regimes de custas e futuro da justiça". O encontro contou com a participação do presidente da Ajufe, Eduardo André, do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Villas Bôas Cueva, e do juiz de Direito Felipe Viaro (TJSP).

    Para o presidente da Ajufe, discutir a criação do Fundo de Custas da Justiça Federal é bastante importante, principalmente, pelo cenário atual que vivencia o Judiciário brasileiro. "Vivemos uma época de escassez orçamentária, e isso irá atingir o Judiciário. E, ao lado disso, as gestões do Judiciário são normalmente por dois anos, o que dificulta muito a formação de programas a longo prazo e nisso entra algo essencial, que é a questão da sustentabilidade e do desenvolvimento desses programas e da aprovação do nosso Fundo de Custas (FEJUFE)", ressaltou.

    O ministro Villas Bôas lembrou da necessidade do FEJUFE. "Com a ideia de que o Sistema de Justiça é usado de maneira oportunista e predatória em razão de uma diferenciação irracional, regressiva, era necessário retomar alguns projetos que já existiam há muitos anos para criar uma lei nacional, uma lei complementar".

    O juiz de Direito Felipe Viaro iniciou o debate explicando o significado de custas. "A ideia de que as custas são uma taxa, elas são adiantadas por ocasião do ajuizamento do processo em momentos específicos, mas a característica mais importante é que ao final do processo as custas são ressarcidas pelo vencido, ou seja o vencido paga ao vencedor, de modo que as custas não geram um prejuízo, nem pro Estado, nem para o vencedor", finlizou.

    Participaram ainda representando a Ajufe a secretária-geral Clara Mota, a juíza federal e coordenadora da Comissão do FEJUFE da Ajufe, Débora Valle, e o juiz federal Paulo André Espírito Santo Bonfadini.

    Assista à íntegra do webinar: https://bit.ly/2Hwy06R

     

    A Semana

    A 1ª Semana FEJUFE teve o objetivo de debater a necessidade urgente da aprovação do Projeto de Lei n. 7735/2017 que trata do Fundo Especial da Justiça Federal (FEJUFE), atualmente apensado ao PL n. 5827/2013, na Câmara dos Deputados. A iniciativa, pensada pela AJUFE, proporcionou reflexões, além de dois webinars para discutir o tema.

    A primeira live girou em torno do tema Governança orçamentária e Poder Judiciário, com a participação dos juízes federais Marcus Lívio Gomes, Débora Valle e Paulo Cézar Neves. Eles falaram sobre a necessidade do FEJUFE na criação de um Poder Judiciário sustentável, autônomo e preocupado com a melhoria da prestação jurisdicional.

    Conheça mais sobre a campanha: https://bit.ly/2HsmBov
    Assista ao Webinar Governança orçamentária e Poder Judiciário: https://youtu.be/cmM9idxV3qs
    Veja o Webinar Poder Judiciário, economia e sustentabilidade: https://youtu.be/N85TNClnMIM

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.