Nesta quinta-feira (9), ocorreu a abertura do curso “Formação sobre Direitos Indígenas”, promovido pela Ajufe, em parceria com Instituto Socioambiental (ISA). O curso foi dividido em quatro módulos, que ocorrem até o dia 24 de setembro.
Durante a abertura, o presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão, destacou a importância de um curso sobre o tema de direitos indígenas voltado para a formação de magistrados. “É uma honra para a Ajufe celebrar um curso de formação em parceria com o Instituto Socioambiental. É importante o debate para nós [magistrados], com certeza será um grande aprendizado para todos”, afirmou.
O primeiro módulo contou com quatro exposições: “A formação sociocultural do estado Brasileiro” e “Povos indígenas no Brasil – princípios básicos de antropologia e etnologia” (Gustavo Menezes); “Povos indígenas isolados e de recente contato” (Carolina Santana); e “Os direitos indígenas na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988” (Eloy Terena).
A programação do curso conta com aulas de magistradas e magistrados federais, cientistas políticos, antropólogas e antropólogos, advogadas e advogados, professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores.