5ª Edição do Fonage encerra com apresentação dos grupos de trabalho

    Nesta sexta-feira (22), ocorreu o encerramento da 5ª edição do Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (Fonage) com a apresentação dos resultados dos três grupos de trabalho que debateram ideias de inovação voltadas para a Ajufe e estudos de casos propondo soluções que envolvam a participação do Poder Judiciário.

    O primeiro grupo a fazer a exposição foi o "Inova Jufe" que apresentou a proposta de ampliação da participação das juízas e juízes, em um ambiente que o magistrado se sinta acolhido para sugerir, participar e opinar, de maneira anônima ou não.

    A proposta é a utilização da Intranet da Ajufe com um ícone onde sejam reunidos projetos dos observatórios, laboratórios e centros de inovação da Justiça Federal. Assim seria criado um banco de dados de fácil acesso, tanto para pesquisa, quanto para incluir propostas e boas práticas já implementadas pela Justiça Federal.

    51617439842 27b794c53a c

    O segundo grupo, "Projeto dignidade na rua", apresentou o estudo de caso direcionado às pessoas vulneráveis, em situação de rua. O projeto busca a participação do Poder Judiciário em conjunto com as prefeituras para a criação e manutenção de banheiros públicos com duchas e lavanderia. Além da parceria com empresas privadas para a distribuição de kits de higiene.

    Assim o direito fundamental à higiene pessoal possibilitará a inclusão das pessoas em vulnerabilidade, inclusive possibilitando um maior acesso à Justiça.

    51618934929 0a20e5e3b2 c

    Por fim, foi apresentado o projeto "COCAR" (Crédito de Carbono Indígena), que analisou a situação de indígenas que buscam a inclusão tecnológica sem a perda de suas raízes culturais.

    Dessa forma, o Poder Judiciário faria a medição de carbono da terra indígena e compraria esses créditos. Assim, ocorreria a preservação ambiental da área, visando as necessidades desses povos a serem atendidas e ocorreria a compensação da emissão dos gases pelos órgãos públicos, uma maneira de se tentar barrar a mudança climática.

    51617443947 f7c0c49448 c

    O Fonage ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro com a participação presencial e online dos participantes. O Fórum discutiu questões relacionadas ao clima mundial, propostas de inovação para a Justiça Federal, com o olhar voltado para a sustentabilidade e inclusão digital de todos da sociedade.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.