Questões de gênero e aprimoramento dos JEFs encerram ciclo de debates do 18º Fonajef

    No início da tarde no segundo dia do 18º Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais (Fonajef) o debate foi sobre o tema "Mulheres, gênero e direito previdenciário" e teve como convidadas a desembargadora federal Therezinha Cazerta, e as juízas federais Camila Pullin (vice-presidente da Ajufe na 5ª Região), Clara Mota (secretária-geral) e Alcioni Escobar (coordenadora do 18º Fonajef).

    A palestra foi um momento para reflexão sobre como o julgamento com perspectiva de gênero pode desfazer vieses discriminatórios de normas previdenciárias, empregando-se uma interpretação atenta às questões vividas pelas seguradas mulheres.

    Durante o painel, as juízas federais Clara Mota, Alcioni Escobar e Camila Pullin apresentaram a cartilha "Julgamento com perspectiva de gênero - Um guia para o Direito Previdenciário" (https://bit.ly/345lHGS), produzida pela Comissão Ajufe Mulheres.

    A cartilha se mostra como um guia para o julgamento de causas previdenciárias levando em conta questões de gênero, raça e outros marcadores sociais. O documento parte da constatação de que o acesso à justiça para algumas pessoas enfrenta obstáculos ligados à estereótipos de gênero e raça.

    Em sequência, ocorreu o painel "Questões atuais que afetam o gerenciamento de juizados", com as palestras da desembargadora federal Taís Schilling, e dos juízes federais Antônio José Araújo e José Carlos Dantas.

    O 18º Fonajef chega ao fim nesta quarta-feira (1/12), com a votação em plenária das propostas de enunciados e recomendações formuladas pelos participantes durante o Fórum. Os debates podem ser acompanhados no canal da Ajufe no Youtube (https://bit.ly/3kj6ISh).

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.