6º Fonacom tem início em Maceió com debates sobre a Justiça Federal pós-pandemia

    "A Justiça Federal na pós-pandemia: experiências e desafios da conciliação e mediação" é o tema que será debatido, até a próxima quarta-feira (16), no 6º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonacom), promovido pela Ajufe, em Maceió (AL).

    Durante a abertura, nesta segunda-feira (14), o presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão, lembrou os 20 anos de conciliação e mediação adotadas pela Justiça Federal e reforçou a importância do evento em Maceió. "Realizar o evento aqui tem um significado importante, pois aqui [em Maceió] temos o exemplo de um grande caso de conciliação conduzido na Justiça Federal, o caso Pinheiro, um exemplo para resolução de macrolitígios".

    Para a vice-presidente da Ajufe na 5ª Região e coordenadora do 6º FONACOM, Camila Pullin, o tema proposto para o Fórum ocorre em um momento oportuno, em que a Justiça Federal precisa parar e olhar para o futuro. "Não poderia ser um momento mais oportuno para a realização do Fonacom, estamos falando aqui de uma reabertura, de uma real expectativa, com base em evidências científicas, de que a pandemia está chegando ao fim. Então este também é o momento para a Justiça Federal olhar para o futuro em relação aos temas de conciliação e mediação, pensar novas possibilidades, novas formas de trabalhar, trazendo o que aprendeu durante o período da pandemia e aberto para esse novo mundo", afirmou.

    A palestra de abertura contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jorge Mussi, que falou sobre a importância do Fórum e eventos científicos voltados para a cultura da conciliação. "A busca do tratamento adequado dos programas jurídicos, dos conflitos de interesses, que ocorrem em larga e crescente escala na sociedade deve ser entendida como a principal missão do Poder Judiciário".

    E ainda dividiu com os presentes sobre a sua experiência sobre conciliação ao longo da carreira: "Como caminho do fomento à conciliação digo fascinante! Ver, hoje, estabelecida certeza de que essa ferramenta promove o acesso à Justiça por quem inseriu o direito no processo de edificação de uma nova cidadania, melhor dizendo de uma cidadania efetivamente ligada à dignidade da pessoa humana que permite encontrar-se e sentir-se bem", disse.

    Também participaram da mesa de abertura o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, os desembargadores federais Élio Siqueira Filho (TRF%), Gilda Sigmaringa Seixas (TRF1), Marcello Granado (TRF2), Luis Carlos Hiroki Muta (TRF3), Vânia Hack (TRF4), e os juízes federais Marcus Livio Gomes e José Donato de Araújo Neto.

    Acompanhe a abertura do 6º Fonacom pelo canal da Ajufe no Youtube (https://bit.ly/3iaTG7r). O Fórum continua nesta terça-feira (15), a partir das 9h.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.