Ajufe, STF e Associações lançam campanha com a Turma da Mônica

    A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), juntamente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e as principais associações de magistrados do país apresentaram nesta quarta-feira (16), a campanha “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”. A iniciativa pretende aproximar a Justiça do cidadão e explicar melhor o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro, combatendo também a desinformação. A campanha reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa.

    O evento ocorreu na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF e contou ainda com a presença do presidente do STF, ministro Luiz Fux, do presidente da Ajufe, Eduardo André, da conselheira fiscal da AMB, Maria Isabel da Silva, do presidente da Anamatra, Luiz Antônio Colussi e do presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia. O presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, salientou que a campanha reforça a imagem do Judiciário.

    Para Mauricio de Sousa, os personagens da Turma da Mônica ajudarão as crianças - e até os adultos - a compreenderem melhor seus direitos. "A formação de um cidadão consciente começa na infância. E a Turma da Mônica veio ajudar, neste esforço do STF, a que as informações corretas sobre o nosso sistema judiciário cheguem de uma forma simples e alegre a essas crianças e suas famílias."

    Sobre o conteúdo

    A revista, que teve 450 mil exemplares impressos - além da versão digital que será amplamente distribuída -, fala sobre o funcionamento, as atribuições e a estrutura do Judiciário. A revista ainda aborda temas relevantes da atualidade, como a importância de não repassar informações de fontes desconhecidas ou das quais não se tenha certeza.

    Já os quatro vídeos, de cerca de 30 segundos cada, tratam do papel do STF e da confiança na Justiça. O vídeo sobre a Justiça do Trabalho tem o enfoque no direito do cidadão de recorrer por verbas trabalhistas; o da Justiça Federal fala sobre os direitos previdenciários; e o vídeo da Justiça Estadual tem foco no direito do consumidor.

    As tirinhas, que serão publicadas nas redes sociais, também abordam o funcionamento dos ramos da Justiça brasileira, da liberdade de expressão e do combate às notícias falsas.

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