Acesso à Justiça e cidadania em locais de difícil acesso, essa é a proposta da Expedição da Cidadania da Ajufe, que realiza a sétima edição na Barra do Quaraí (RS), entre esta segunda-feira (21) até a sexta-feira (25).
Durante o encontro serão oferecidos atendimentos, à população do município gaúcho, para a expedição de documentos, auxilio a processos previdenciários e palestras sobre saúde. A Expedição ficará durante a semana no ginásio, ponto central da cidade para facilitar o a participação de todos, das 9h às 17h.
Na abertura o presidente da Ajufe, Eduardo André Brandão, explicou a importância da Expedição. "Este é um momento em que nós, juízes, deixamos nossos gabinetes e temos a oportunidade de nos aproximar do cotidiano do cidadão", reforçou.
A Expedição da Cidadania da Ajufe busca levar serviços básicos que deveriam ser acessíveis a todos os brasileiros. O juiz federal e coordenador do evento, Lademiro Dors Filho, lembrou da necessidade de ser realizada a ação em Barra do Quaraí. "Barra do Quaraí se sentia mais uruguaia que brasileira, como se o Brasil tivesse virado as costas para a cidade [pela escassez de atendimento público] e a Expedição veio justamente para fortalecer a soberania do Brasil neste território que faz parte do nsso país".
A sétima edição conta com a participação do vice-presidente da Ajufe na 4ª Região, Marcelo Oliveira, da co-coordenadora da Expedição Janaina Pontes, e dos juízes federais Maria Matos, Caio Watkins, Raphael Petersen, Fábio Magajewski e Fábio Fiorenza.