Juiz federal Nelson Alves assume a presidência da Ajufe

    O juiz federal Nelson Gustavo Mesquita Ribeiro Alves tomou posse, nesta terça-feira (7/6), como o novo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) para o biênio 2022-2024. A cerimônia foi realizada no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O magistrado substitui o juiz federal Eduardo André Brandão, no cargo desde junho de 2020.

     

    Nova gestão

    Em seu discurso de posse, Nelson Alves lembrou que, em 2022, a Ajufe comemora seu jubileu de ouro. “Nos seus 50 anos, a AJUFE e suas diversas diretorias vivenciaram momentos históricos da Nação e para ela contribuíram da forma mais intensa e republicana possível", afirmou.

    E destacou também a participação feminina dentro da Associação, possuindo 13 magistradas em um total de 28 membros da nova diretoria. “Vale também mencionar a atenção que vem sendo dada às nossas magistradas, e faço questão de citar como exemplo, por excelência, a criação e fortalecimento da Comissão AJUFE Mulheres, que hoje contribui de forma inegável para a afirmação de inúmeros direitos sociais, assim como para a própria posição das magistradas federais dentro do Poder Judiciário”, completou.

    E finalizou lembrando do importante papel associativo desempenhado pela Ajufe. “Salutar mencionar algumas realizações, assim como reconhecer aquilo que precisamos melhorar, mas também é necessário exigir o cumprimento de todos os nossos direitos. E, nesse aspecto, imperiosa a ênfase na defesa da independência do Poder Judiciário, e de seus membros. Nossa missão diária é cumprir a Constituição Federal, aplicando-a em benefício de toda a população brasileira, e por isso fizemos um juramento, mas quanto a nós, em muitas oportunidades, ela não é cumprida”.

     

    Eduardo André

    Ao se despedir da presidência da Ajufe, o juiz federal Eduardo André Brandão deixou uma mensagem positiva para a nova diretoria que assume a entidade. “No início de minha gestão encontrei uma sociedade polarizada, o risco de redução salarial pela Reforma Administrativa e as incertezas da pandemia da COVID 19. Fico tranquilo de ter afastado à Ajufe da polarização política, de ter conseguido através da gestão única do Ministro Humberto Martins à frente do CJF, a quitação de todos os atrasados para juízes e servidores do Judiciário Federal, e de ter acompanhado o desempenho da Justiça Federal através do processo eletrônico, mesmo sem o precioso contato presencial”.

    E encerrou seu discurso homenageando o novo presidente, Nelson Alves. “Não posso terminar sem falar do meu amigo e sucessor, Nelson Gustavo Alves, dirigente associativo de mão cheia, com um olhar específico na hora dos problemas que encontra soluções e pacificação. Meu irmão, chegou a tua hora e você está mais do que pronto para nos conduzir nestes dois anos. Conte sempre comigo, é só mandar uma mensagem ou ligar e saiba que você merece todo o sucesso do mundo”.

    Além dos membros das diretorias da Ajufe biênio 2020-2022 e biênio 2022-2024, participaram da solenidade o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, o presidente e o vice-presidente do STJ e do CJF, ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, respectivamente, diversos ministros do STJ, conselheiros do CNJ, representantes do Judiciário, Executivo, Legislativo e das associações da magistratura e do Ministério Público, assim como entidades da sociedade civil.

    Veja a cerimônia de posse na íntegra: https://bit.ly/3zp4clq

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.