Ajufe participa de instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região em Belo Horizonte (MG)

    O presidente da Ajufe, Nelson Alves, e integrantes da Diretoria participaram da instalação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), nesta sexta-feira (19/8), em Belo Horizonte (MG). O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, conduziu a cerimônia, que contou com a participação de autoridades dos Três Poderes.

    Participaram da solenidade o presidente da República, Jair Bolsonaro; o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Lincoln Portela; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; ministros do STJ e presidentes dos Tribunais Regionais Federais, entre outros.

    O ministro Humberto Martins afirmou que a criação do novo tribunal é um exemplo de como racionalizar o funcionamento da Justiça para atender melhor o jurisdicionado.

    Na ocasião houve a eleição da desembargadora Monica Sifuentes como primeira presidente do Tribunal da 6ª Região, assim como do desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira como vice-presidente e corregedor.

    Pela Ajufe, também estiveram presentes os ex-presidentes Antonio César Bochenek, Roberto Veloso e Eduardo André, o vice-presidente da 1ª Região, Shamyl Cipriano, o vice-presidente da 3ª Região, Alexandre Saliba, a diretora social, Carolline Scofield, e a coordenadora de comissões, Mara Lina Silva do Carmo.

    Sobre o novo tribunal - Em 2021, o Senado aprovou a criação do TRF6, que já havia sido votada na Câmara dos Deputados no ano anterior, após o empenho institucional do STJ nas gestões dos ministros João Otávio de Noronha e Humberto Martins. A sanção da lei ocorreu em outubro do ano passado. O novo tribunal contará com 18 desembargadores e terá sede em Belo Horizonte.

    O orçamento do TRF6 vai corresponder, inicialmente, à média dos percentuais da seção judiciária de Minas Gerais nos últimos cinco anos, podendo haver um complemento até o limite do teto de gastos, de acordo com as regras da Emenda Constitucional 95.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.