A reunião de fundação da Ajufe, realizada no dia 20 de setembro de 1972 em Fortaleza (CE), teve a participação de 26 juízes federais: Jesus da Costa Lima (1º presidente da associação), Roberto de Queiroz, Pedro da Rocha Acioli, Heraldo Vidal Correia, Vitor de Magalhães Júnior, José Cândido de Carvalho Filho, Orlando Cavalcanti Neves, Artur Barbosa Maciel, Adauto José de Mello, Ridalvo Costa, Genival Matias de Oliveira, Armindo Guedes, Salmon Lustosa de Noronha Nogueira, Maria Rita Soares de Andrade, Eli Goraieb, Péricles Luiz Medeiros Prade, João Gomes Martins Filho, Agnelo Nogueira Pereira da Silva, Evandro Gueiros, Elmar Campos, Euclides Aguiar, Aldir Guimarães Passarinho, Carlos Augusto Thibau Guimarães, Virgílio Gaudie Fleury, Américo Luz e Mário Mesquita Magalhães.
A fundação da Ajufe foi realizada por ocasião da inauguração da então nova sede da Justiça Federal na capital cearense. Aproveitando a presença de magistrados federais de todo o país, Costa Lima organizou uma reunião com seus pares para debater as dificuldades da carreira e possíveis soluções para melhorar a atividade jurisdicional.
A Ajufe foi criada tendo como objetivos o fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes; a luta pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e a plena observância dos direitos humanos; a defesa dos interesses da categoria junto a quaisquer órgãos ou entidades públicas ou privadas; a promoção de reuniões e simpósios para o estudo e debate de questões institucionais e de interesse dos magistrados; e a publicação de trabalhos e obras de interesse dos juízes, oferecendo, para tanto, espaço para divulgação de trabalhos de cunho científico na área jurídica.
Na noite dessa segunda-feira (19), fundadores e familiares daqueles que já faleceram, foram homenageados com placas e certificados como forma de reconhecimento e agradecimento pela colaboração nestes 50 anos de sucesso e êxitos para a magistratura federal brasileira.
“Nada tem sentido se não formos as nossas origens. Precisamos lembrar daqueles que deram vida a nossa associação”, afirmou o presidente da Ajufe, ao anunciar as homenagens aos fundadores.