A secretária-geral da Ajufe, Ana Lya Ferraz, participou, nessa terça-feira (6/2), da posse do procurador do Distrito Federal Edvaldo Nilo de Almeida no cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público para o biênio 2024-2026, na vaga destinada à Câmara dos Deputados. A solenidade ocorreu na sede do CNMP, em Brasília, e foi conduzida pelo presidente da instituição, Paulo Gonet.
Após a assinatura do termo de posse, Edvaldo Nilo recebeu os cumprimentos dos convidados: conselheiros e ex-conselheiros do CNMP, membros do Ministério Público, membros auxiliares do Conselho, integrantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, presidentes e representantes de associações, advogados, servidores, familiares e amigos.
Currículo - O novo conselheiro é formado em Direito pela Universidade de Salvador desde 2004. Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, ele também é doutor em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É pós-doutor em democracia e direitos humanos pela Universidade de Coimbra, de Portugal, e em direitos humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e especialista em direito tributário pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (Ibet).