O diretor de assuntos legislativos e presidente eleito da Ajufe para o biênio 2024-2026, Caio Marinho, representou a Associação durante a entrega do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã. O evento, que ocorreu nessa quarta-feira (24/4), reuniu os dirigentes dos cinco mais altos tribunais do país, que destacaram o papel da Justiça, da imprensa e da liberdade de expressão como pilares do Estado Democrático de Direito. A cerimônia aconteceu na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O presidente da Ajufe, Nelson Alves, foi um dos jurados do prêmio, realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e os Tribunais Superiores para celebrar os 35 anos da Constituição de 1988 e promover uma reflexão sobre os direitos assegurados pela Carta Magna.
Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a imprensa nunca foi tão necessária quanto no mundo atual, sendo papel dos jornalistas profissionais "reocupar o espaço da civilidade e o controle mínimo da autenticidade do que chega ao espaço público".
Além do presidente do STF, participaram da premiação a presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; a vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa; e o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo.
Confira a relação dos vencedores do Prêmio: https://www.ajufe.org.br/images/pdf/Vencedores.pdf