O presidente da Ajufe, Nelson Alves, que encerra sua gestão à frente da associação nesta quarta-feira (5/6), descerrou seu retrato na Galeria dos Presidentes da Ajufe, em Brasília (DF), nesta manhã. O evento contou com a presença de familiares do magistrado, ministros do STJ, juristas, familiares, e ex-presidentes da Associação dos Juízes Federais do Brasil.
Nelson Alves liderou a Associação de junho de 2022 a junho de 2024 e a conduziu por três pilares: respeito remuneratório; respeito às prerrogativas institucionais e de trabalho; e a igualdade e o fortalecimento da associação.
Ao discursar, o presidente eleito da Ajufe para o biênio 2024-2026, Caio Marinho, destacou o trabalho desempenhado por Nelson Alves e também pelos ex-presidentes da Associação. “As dificuldades e desafios foram diferentes em cada gestão, mas todos trabalharam com os mesmos objetivos: conduzir a Ajufe dando voz aos seus associados; contribuir para melhoria do Poder Judiciário Federal; e defender o Estado Democrático de Direito e os Direitos Humanos”.
A diretora de assuntos de interesse dos aposentados, Maria Helena Rau, que também fará parte da nova gestão, representou a Diretoria em homenagem ao juiz federal Nelson Alves. “Nós tivemos uma gestão de muito trabalho, muitos desafios e tensões que foram muito bem conduzidas pelo Nelson. Ele teve o engenho, a capacidade e o talento de estar à frente da Ajufe de forma firme, sóbria e digna”, declarou.
O homenageado, Nelson Alves, agradeceu a presença dos familiares, amigos e convidados e registrou a satisfação em ter conduzido a Ajufe nos últimos dois anos diante de sua trajetória associativa. “Eu tenho vinte anos de vida associativa, porque atuei também quando eu ainda era advogado, na companhia do meu pai, com quem aprendi muito, já dentro de casa. Desde cedo eu já ouvia lições da vida associativa que foram moldando o meu caráter associativo até chegar aqui”, destacou.
Além de membros da diretoria do período 2022-2024, estiveram presentes na cerimônia o ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, representantes da magistratura e do Ministério Público, e os ex-presidentes da Ajufe Paulo Sérgio Domingues, Jorge Antonio Maurique, Walter Nunes, Nino Toldo, Antônio César Bochenek e Fernando Mendes.
Veja as fotos da aposição: https://www.flickr.com/photos/ajufe_oficial/albums/72177720317643718