O juiz federal Caio Marinho tomou posse, nesta quarta-feira (5/6) como presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O magistrado assume a função no lugar de Nelson Alves, que conduziu a Associação no biênio 2022-2024. A solenidade, que ocorreu em Brasília (DF), reuniu diversas autoridades dos Três Poderes.
Na mesa de honra, estavam o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Barroso, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Maria Thereza de Assis Moura, o ministro da Justiça e ministro aposentado do STF, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Além dos ministros do STJ, Humberto Martins e Paulo Sérgio Domingues, que também é ex-presidente da Ajufe, completaram a mesa desembargadores federais representando os Tribunais Regionais Federais.
Em seu discurso, Caio Marinho se solidarizou com a população do Rio Grande do Sul diante da tragédia climática que atingiu o estado e anunciou que será realizada, logo nos primeiros meses da gestão, a Expedição da Cidadania no Rio Grande do Sul.
Ao destacar a importância da Ajufe, o novo presidente falou sobre a missão diuturna de representar a magistratura federal. “A nossa missão diária será dar voz aos magistrados e magistradas federais na defesa dos interesses da carreira, lutar pelo fortalecimento do Poder Judiciário e contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços prestados pela Justiça Federal”, afirmou.
Caio Marinho ainda destacou as três frentes de trabalho da gestão: a luta pela independência judicial e prerrogativas dos magistrados, o diálogo institucional e a defesa do Estado Democrático de Direito e o estudo e debate de questões institucionais, jurídicas e de interesse funcional da magistratura federal. E, nesses eixos, destacou a importância de uma política remuneratória adequada à carreira.
“A magistratura é uma das mais relevantes carreiras de Estado. É essencial para promover a manutenção e o fortalecimento da Justiça independente e equilibrada. Portanto, é necessário pensar em compensações remuneratórias para atrair e manter profissionais comprometidos e qualificados”, avaliou.
Ao deixar a presidência da Ajufe, o juiz federal Nelson Alves agradeceu a toda a diretoria da Ajufe que esteve ao seu lado durante os dois anos de gestão, aos amigos e amigas das associações da magistratura e do ministério público e aos parceiros institucionais. “Quero deixar o reconhecimento pela firmeza de propósitos de todos vocês nestes 10 anos de convivência aqui em Brasília, com muito aprendizado e lutas constantes”.
E desejou sorte ao amigo Caio Marinho na hora de transmitir o cargo associativo. “Ser Presidente da Ajufe foi a maior honra profissional que tive em minha vida, mas saiba que esse cargo te trará enormes desafios e sacrifícios, alguns inimagináveis. A defesa intransigente dos direitos e prerrogativas da Magistratura Federal e o respeito ao Estado Democrático de Direito, em todas as suas vertentes, devem ser sempre o norte das suas decisões, e nada mais”, finalizou Alves.
Homenagem – Ainda na solenidade, o agora ex-presidente da Ajufe, Nelson Alves, recebeu uma placa, em nome da Diretoria no biênio 2022-2024, em homenagem à sua atuação associativa junto à esposa, Natasha Cerqueira, que representou toda a família do magistrado.
Além dos integrantes das diretorias da Ajufe biênio 2022-2024 e biênio 2024-2026, participaram da cerimônia de posse os ministros do STJ, Herman Benjamin, Regina Helena Costa, Antonio Carlos Ferreira, Reynaldo da Fonseca, e Sérgio Kukina, conselheiros do CNJ, representantes do Judiciário, Executivo, Legislativo e das associações da magistratura e do Ministério Público, assim como entidades da sociedade civil.
Também participaram da cerimônia os ex-presidentes da Ajufe, Tourinho Neto, Jorge Antonio Maurique, Walter Nunes da Silva Junior, Fernando Cesar Baptista de Mattos, Gabriel Wedy, Nino Toldo, Antônio César Bochenek, Roberto Carvalho Veloso, Fernando Mendes, e Eduardo André Brandão.
Veja as fotos da posse em: www.flickr.com/photos/ajufe_oficial