Ajufe participa de conferência internacional, em Belgrado, que debate jurisdição na Era Digital

    Diretores da Ajufe e associados (as) participaram da Conferência Internacional “Revisitando o Conceito de Jurisdição na Era Digital”, que ocorreu nesta semana, na Reitoria da Universidade de Belgrado, na Sérvia. O evento é uma iniciativa do Instituto de Direito Comparado de Belgrado, Sérvia (Institut za Uporedno Pravo/Institute of Comparative Law), subsidiado pelo Ministério da Ciência, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da República da Sérvia.

    O debate proposto buscou entender como o conceito de jurisdição, em diferentes tradições jurídicas, foi alterado no limiar das transformações da Era Digital. Na terça-feira (10/9), o diretor de tecnologia da Ajufe, Daniel Raupp, participou como speaker abordando os direitos fundamentais nos tribunais constitucionais do Brasil e dos EUA e o diálogo judicial entre os países. Na quinta-feira (12/9), o vice-presidente da 3ª Região, Alessandro Diaferia, trouxe a discussão sobre a perspectiva dos sistemas de jurisdição brasileiro e sérvio.

    Outros temas debatidos na conferência foram a transição do modelo francês para o modelo americano de valorização judicial, a integração de IA e procedimentos eletrônicos nos processos legais e o papel da internet global na redefinição das fronteiras jurídicas.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.