O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil, Roberto Veloso, e o vice-presidente da 4ª Região, Nelson Alves, se reuniram com a desembargadora federal e coordenadora dos Juizados Especiais Federais do TRF da 1ª Região, Gilda Sigmaringa Seixas, para tratar dos preparativos da Expedição da Cidadania, que ocorrerá no município de Santo Amaro, no Maranhão, em setembro.
Participaram também do encontro procuradores da república, servidores do INSS e membros do Ministério Público, que reforçaram o apoio à expedição e definiram estratégias para que o evento atinja os objetivos social e jurídico.
O trabalho do Judiciário durante a Expedição deverá ser focado na resolução dos processos pendentes ao invés da abertura de novos, segundo a desembargadora federal. A participação dos magistrados federais de maneira voluntária é o segredo para o funcionamento desta ação.
Os procuradores e membros do Ministério Público, além dos servidores do INSS é quem vão auxiliar essas comunidades em pedidos de aposentadorias, emissões de identidade e CPF, expedição de auxílio-doença, entre outros.
A Expedição da Cidadania, projeto social desenvolvido pela Ajufe, acontecerá entre os dias 11 a 15 de setembro, contemplando as comunidades de uma das regiões do país que possui o menor índice de desenvolvimento humano.