Com 14 episódios, programa é inspirado no livro “Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural”, organizado pela desembargadora federal do TRF3, Inês Virgínia Soares, Flávia Piovesan, Cecília Rabelo e Vívian Barbour
Em celebração ao Dia Nacional da Mulher, comemorado no dia 30 de abril, a plataforma audiovisual CultSP Play, iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, lança o podcast “Cria Mulher! Cultura e Protagonismo”, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Inspirado no livro “Mulheres, Direito e Protagonismo Cultural”, o programa conta com pesquisa e curadoria da desembargadora federal (TRF3) Inês Virgínia Soares e da professora do Insper Júlia Barreto e é apresentado e mediado por Vívian Barbour, advogada e mestra em Arquitetura e Urbanismo pela FAU/USP. Em 14 episódios, o programa traz mais de 30 convidadas, que colaboram com o livro enriquecendo com suas vivências e exemplos de protagonismo de mulheres em diversas esferas do mercado cultural.
“Cria Mulher! Cultura e Protagonismo” traz entre suas participantes a jurista Flavia Piovesan, que foi vice-presidente da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a artista Preta Ferreira, a advogada Cecilia Melo, as desembargadoras federias Therezinha Cazerta e Consuelo Yoshida, Cecilia Rabelo, presidente do IBDCult – Instituto Brasileiro de Direito Cultural, a jurista e professora da UFPR Melina Fachin, as Procuradoras Regionais da República Livia Tinoco e Sandra Kishi, a antropóloga e professora da UFPE Elaine Muller e Dona Prazeres, parteira e idealizadora do Museu das Parteiras.
A cada episódio são abordados temas como heranças culturais-afetivas, o legado de mulheres notáveis, como Zuzu Angel e Carmen Miranda, memória, museologia e o papel das mulheres nesses campos, a dança como empoderamento e inclusão, ativismo político, o cuidado na vida das mulheres e sua desvalorização histórica, direito penal para mulheres indígenas, medicina empírica e o entretenimento como veículo cultural e expressão de resistência.
“Estamos muito contentes que este podcast integre o conteúdo do CultSP Play e agradecemos à Amigos da Arte por abraçar desde o início o projeto. O podcast é rico, interessante e tem um quê de originalidade, ao trazer mulheres incríveis para falar sobre o protagonismo cultural feminino. Os ouvintes poderão conhecer, em cada episódio, um pouco do universo de mulheres artistas, criadoras, humoristas, museólogas, detentoras de conhecimentos tradicionais, pesquisadoras, lideranças urbanas e outras tantas que atuam, lutam e vivem na – e pela – riqueza cultural como valor coletivo”, afirma Inês Virgínia, uma das idealizadoras do podcast juntamente com Flávia Piovesan, Vívian Barbour e Cecília Rabelo.
Todos os 14 episódios do podcast serão disponibilizados no dia 30 de abril na plataforma CultSP Play. “Essa é uma iniciativa de grande valor, que trata com a devida importância e zelo temas que orbitam o universo feminino, em vários aspectos. A qualidade do conteúdo desse podcast é o que queremos para o CultSP Play, para que possamos chegar a todos os municípios do estado, levando o melhor da nossa produção cultural”, observa Lúcia Helena Silva, diretora de Desenvolvimento Institucional da Associação Paulista dos Amigos da Arte. “Cria Mulher! Cultura e Protagonismo” também poderá ser ouvido pelo Spotify e Amazon Music.
Sobre o CultSP Play
Poderosa ferramenta de difusão cultural, a plataforma transpõe barreiras, com o objetivo de chegar a todos os 645 municípios paulistas. Com material audiovisual gratuito, diverso e de qualidade, a plataforma abriga produções musicais, teatrais, séries, documentários e filmes, gratuitamente, para reprodução em cineclubes, escolas, TVs institucionais e comunitárias, organizações não governamentais e demais janelas de exibição que potencializem o acesso à cultura.
A iniciativa visa à formação de público, ampliação de repertório e entretenimento. Tudo o que é preciso para receber a programação do CultSP Play é um ambiente com tela e projetor, painel, TV ou similar, com acesso à internet.
Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.