XV FONAJEF chega ao fim com avaliação de enunciados e aprovação da carta de Foz do Iguaçu

    A 15ª edição do Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais chegou ao fim nesta quarta-feira (10) com a aprovação da Carta de Foz do Iguaçu e dos enunciados, alterações legislativas e recomendações formulados pelos grupos de trabalho.

    O evento, que começou na última segunda-feira (8), em Foz do Iguaçu (PR), contou com discussões importantes sobre a gestão e o processo de inovação nos Juizados Especiais Federais (JEFs). Inicialmente, painelistas abordaram a questão do laudo eletrônico nas perícias dos Juizados Especiais, aspectos institucionais da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência, o funcionamento dos centros de inteligência da Justiça Federal.

    Além desses temas, representantes dos cinco Tribunais Regionais Federais apresentaram as boas práticas desenvolvidas para aperfeiçoar a rotina dos JEFs. Dentre elas, a conciliação humanizada, os modelos de gestão judicial, inovações na gestão cartorária, a itinerância fluvial cooperativa da Amazônia, o Banco de laudos, entre outras.

    A inovação desta edição permitiu que os participantes pudessem enviar propostas de enunciados, alterações legislativas e recomendações antes mesmo do Fórum. E magistrados que não puderam ir a Foz do Iguaçu também participaram do processo por meio do aplicativo da Ajufe disponível para iOS e Android. A publicação com as sugestões aprovadas será divulgada no fim deste mês, após uma nova avaliação dos juízes federais.

    Ao final do XV FONAJEF, os magistrados que participaram do Fonacre leram e aprovaram a Carta de Foz do Iguaçu, nos seguintes termos:

    CartaFoz

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.