Podcast “Mulheres e Justiça” estreia na próxima 3ª feira (11/5) na plataforma #CulturaEmCasa

Transmissão semanal gratuita, sempre ao meio-dia, tem participações especiais de Gregório Duvivier, Flávia Oliveira, Eliane Cantanhede, Drauzio Varella, Oscar Vilhena, Tabata Amaral, André Trigueiro, Fernando Gabeira, Conrado Hubner, dentre outros.

Fruto do livro coletivo "Mulheres e Justiça – Os Direitos Fundamentais escritos por elas", o podcast estimula o debate por diversos ângulos do tema "Direito e Gênero". São 15 episódios transmitidos gratuitamente todas as 3ªs feiras, sempre ao meio-dia pelas plataformas de podcast e na plataforma de streaming #CulturaEmCasa (www.culturaemcasa.com.br). Em cada episódio três autoras falarão sobre direito das mulheres a partir dos textos que escreveram no livro. Além da participação de convidados especiais, ligados aos temas abordados, como Drauzio Varella, André Trigueiro Convidados, Gregório Duvivier e Vivi Fecher. Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte, a plataforma já registrou 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor.

WhatsApp Image 2021 05 06 at 14.56.08

A secretária-geral da Ajufe, Clara Mota, e as magistradas associadas Renata Lotufo, Louise Filgueiras, Márcia Hoffmann, Inês Virginia, e a coordenadora da Ajufe Mulheres, Tani Wurster, participam dos episódios.

Lançado este ano pela editora Juspodivm, o livro foi organizado pela advogada Alessandra Gotti, pela desembargadora Inês Virgínia P. Soares e pela subprocuradora-geral da República Sandra Cureau. São 32 artigos escritos somente por mulheres, atuantes em diversas áreas do Direito. Também há autoras ligadas às artes, arquitetura, meio ambiente entre outras. Estão presentes na obra não apenas os temas urgentes e mais sensíveis às mulheres como violência doméstica, feminicídio, assédio sexual e outras violações, mas também discussões como o papel das mulheres na construção do desenvolvimento sustentável, um olhar sobre mulheres migrantes e refugiadas, um tributo à arquiteta Briane Bicca e intersecções entre o Direito e a Literatura.

“Incluir e produzir conteúdos nos canais de podscast é mais um passo que a plataforma #CulturaEmCasa avança para debater assuntos relevantes sobre gênero, cultura, direitos humanos, entre outros. Iniciamos este projeto voltado para a realidade do universo feminino, graças à parceria entre a Amigos da Arte e as organizadoras do livro. Tendo sempre como meta ampliar a repercussão sobre os temas debatidos nos episódios, atingindo o maior número de pessoas”, ressalta Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

“Pelos direitos das Mulheres” é o tema do primeiro episódio com as organizadoras Inês Virgínia P. Soares, Sandra Cureau e Alessandra Gotti com as participações de Gregório Duvivier e Vivi Fecher. Elas destacam a importância do debate via podcast. “Nosso objetivo é o de contribuir para a consolidação de uma cultura jurídica sensível à temática da equidade de gênero. Lançar luzes sobre a importância de valorizar o papel da mulher no cenário jurídico – da mulher escritora, pesquisadora, profissional, titular de direitos e usuária do sistema de justiça”, afirmam.

Sobre #CulturaEmCasa

Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios.Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.

A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.

A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que serão transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.

Sobre a Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br