AJUFE inicia 5ª edição do FONAGE

    Começou, nessa quarta-feira (20/10), a 5ª edição do Fórum Nacional de Administração e Gestão Estratégica (Fonage), em Brasília (DF). Durante a solenidade de abertura, o presidente da Ajufe, Eduardo André, destacou que o Fórum tem proposto a aproximação dos jurisdicionados à Justiça, quebrando as barreiras da inclusão digital.

    “[A pandemia] escancarou a existência de dois Brasis: um conectado e outro alheio às transformações por falta de estrutura, acesso, investimento [...]. É por esse motivo que o #FONAGE se propõe a aproximar, cada vez mais, o jurisdicionado da justiça, quebrando essas barreiras, inovando, para que o nosso papel como magistrado possa ser completo: fornecer acesso à justiça de modo célere e eficaz”, defendeu o magistrado.

    Na sequência, a juíza federal Vânila Cardoso lembrou que as políticas judiciárias “têm trazido melhorias a todo o sistema de justiça”. “Hoje foi sancionada a criação do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), uma luta de 20 anos. E, eu não estava lá presencialmente, estávamos aqui preparando este fórum, mas meu coração estava lá, está aqui, porque na verdade a Justiça é uma só e nós estamos todos trabalhando pela nossa população há muito tempo”, comemorou.

    Em sua manifestação, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo da Fonseca, ressaltou que falar no FONAGE “nos leva a pensar qual caminho que a Justiça Federal tem trilhado para apresentar uma justiça melhor, uma justiça que trata das políticas públicas, uma justiça que abarca a previdência social...]”.

     

    Palestra de abertura
    O desembargador do TJES Samuel Meira falou sobre os desafios da inclusão digital no Brasil. O magistrado destacou que uma das principais dificuldades encontradas, durante o período de pandemia da Covid-19, foi o analfabetismo digital. “A exclusão algorítmica é algo invisível, é oculta, não enxergamos. Enquanto a exclusão de acesso e uso é extrínseca, a exclusão algorítmica é intrínseca e nem sempre visível. E é aí que começam os desafios éticos e morais da inteligência artificial.”

    Também participaram da abertura do evento a Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Flávia Moreira Guimarães Pessoa; e a coordenadora da Comissão do Fonage, a juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro.

    O Fonage tem o objetivo de estimular a criação e sistematização de políticas administrativas para o sistema de Justiça brasileiro, além de buscar soluções para uma gestão democrática, prospectiva e eficiente do Poder Judiciário. Nesta edição, a inclusão digital do acesso à justiça é o tema central a ser discutido por magistrados e especialistas, como a diretora do Legal Design Lab, da Universidade Stanford, Margaret Hagan.

    As atividades do evento consistem na apresentação de experiências exitosas na área de gestão, administração e planejamento estratégico no Judiciário, assim como angariar conhecimento nas diversas áreas do saber que possam contribuir para a atuação administrativa e judicante. O evento acontece de forma híbrida, vai até sexta-feira (22/10) e pode ser acompanhado, ao vivo, na TV AJUFE (youtube.com/tvajufe).

    Assista à cerimônia de abertura:

     

     

    Prêmio Boas Práticas
    Ainda durante a abertura do V FONAGE, foi realizada a cerimônia de entrega do 5º Prêmio AJUFE Boas Práticas de Gestão. A solenidade foi conduzida pelos juízes federais Antônio César Bochenek e Cristiane Conde Chmatalik.

    A premiação tem o objetivo de identificar, valorizar e disseminar as experiências exitosas realizadas na Justiça Federal, além de estimular uma gestão participativa e eficiente do Judiciário por meio da difusão de tais medidas.

    Confira os vencedores da 5ª edição: https://ajufe.org.br/imprensa/noticias/16252-conheca-os-projetos-vencedores-do-v-premio-ajufe-boas-praticas-de-gestao

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.