Ajufe participa da posse da ministra Rosa Weber como presidente do STF

    Nesta segunda-feira (12/9), o presidente da Ajufe, Nelson Alves, acompanhou a posse da ministra Rosa Weber e do ministro Luís Roberto Barroso como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente.

    Rosa Weber

    Weber será a 49ª presidente do Colegiado, sendo a terceira mulher a ocupar o cargo. A ministra substitui o ministro Luiz Fux à frente da Corte.
    Natural de Porto Alegre (RS), a ministra Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Presidiu o TRT no biênio de 2001 a 2003.

    De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020. Ela é autora de diversos artigos, entre eles “Ação Civil Pública, Ministério Público do Trabalho, Legitimidade ativa, Interesses Individuais Homogêneos” e “Acidente de Trabalho, Responsabilidade Subsidiária”.

    No último biênio, ao lado do ministro Fux, atuou na vice-presidência da Corte.

    WhatsApp Image 2022 09 13 at 09.19.44

    Luís Roberto Barroso

    Natural de Vassouras (RJ), é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.

    O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 26/6/2013.

    Os ministros que vão estar à frente da Suprema Corte no próximo biênio foram eleitos por 10 votos a um. O STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio, baseado no critério de antiguidade. Portanto, é eleito o ministro mais antigo e que ainda não tenha presidido o STF.

    Também estiveram presentes durante a cerimônia de posse o vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, Shamyl Cipriano, e a coordenadora de comissões, Mara Lina do Carmo.

    Tags:
    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br

    A Ajufe utiliza cookies com funções técnicas específicas.

    Nós armazenamos, temporariamente, dados para melhorar a sua experiência de navegação. Nenhuma informação pessoal é armazenada ou capturada de forma definitiva pela Ajufe. Você pode decidir se deseja permitir os cookies ou não, mas é necessário frisar que ao rejeitá-los, o visitante poderá não conseguir utilizar todas as funcionalidades do Portal Ajufe. Enfatiza-se, ainda, que em nenhum momento cria-se qualquer tipo de identificador individual dos usuários do site. Para demandas relacionadas a Tratamento de Dados pela Ajufe, entre em contato com privacidade@ajufe.org.br.