Na próxima segunda-feira (19/9), dia em que se iniciam as comemorações dos 50 anos da Ajufe, será lançado um foto-livro que traduz a imagem da Associação nesse período. A publicação traz registros históricos que documentam a trajetória e a consolidação da Ajufe neste Jubileu de Ouro. Ao final, o livro ainda apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os associados e associadas, cujo objetivo é o direcionamento de ações para o futuro.
A história da Ajufe - Criada em 20 de setembro de 1972, a Ajufe acompanhou a história da Justiça Federal, tendo como principal norte a motivação de juízes e juízas federais que debatiam formas de aprimoramento do exercício da jurisdição e garantias da magistratura federal. A partir daí, foi realizada a reunião de fundação da Associação, em Fortaleza (CE), durante a inauguração do prédio da Justiça Federal, por iniciativa do então juiz federal substituto Jesus Costa Lima, eleito o primeiro presidente.
De lá para cá, a Ajufe buscou o fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes; lutou pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e a plena observância dos direitos humanos; defendeu os interesses da categoria junto a todos os órgãos e entidades públicas ou privadas; além de promover a disseminação da cultura jurídica e geral mediante eventos científicos e publicação de trabalhos e obras de interesse de seus magistrados e magistradas, oferecendo, para tanto, espaço para a respectiva realização e divulgação.
Atualmente, a Associação lidera todas as iniciativas para observância e incremento das garantias dos magistrados e magistradas federais e atua em temas de interesse junto aos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, sempre buscando a valorização e o fortalecimento da carreira da magistratura federal.
Veja a programação completa do Jubileu da Ajufe: https://bit.ly/3wIHkev