Nesta segunda-feira (12/9), o presidente da Ajufe, Nelson Alves, acompanhou a posse da ministra Rosa Weber e do ministro Luís Roberto Barroso como presidente e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), respectivamente.
Rosa Weber
Weber será a 49ª presidente do Colegiado, sendo a terceira mulher a ocupar o cargo. A ministra substitui o ministro Luiz Fux à frente da Corte.
Natural de Porto Alegre (RS), a ministra Rosa Weber graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1971. Foi juíza do trabalho de 1976 a 1991 e integrou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) de 1991 a 2006. Presidiu o TRT no biênio de 2001 a 2003.
De 2006 a 2011, exerceu o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), até ser nomeada para o STF, sendo empossada em 19/12/2011. Presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2018 a 2020. Ela é autora de diversos artigos, entre eles “Ação Civil Pública, Ministério Público do Trabalho, Legitimidade ativa, Interesses Individuais Homogêneos” e “Acidente de Trabalho, Responsabilidade Subsidiária”.
No último biênio, ao lado do ministro Fux, atuou na vice-presidência da Corte.
Luís Roberto Barroso
Natural de Vassouras (RJ), é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e professor titular de Direito Constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre Direito Constitucional e de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele também foi procurador do Estado do Rio de Janeiro.
O ministro integra o Supremo Tribunal Federal (STF) desde 26/6/2013.
Os ministros que vão estar à frente da Suprema Corte no próximo biênio foram eleitos por 10 votos a um. O STF adota para a sucessão de seus presidentes um sistema de rodízio, baseado no critério de antiguidade. Portanto, é eleito o ministro mais antigo e que ainda não tenha presidido o STF.
Também estiveram presentes durante a cerimônia de posse o vice-presidente da Ajufe na 1ª Região, Shamyl Cipriano, e a coordenadora de comissões, Mara Lina do Carmo.