Folha Max
Os ribeirinhos mato-grossenses, que vivem às margens do Rio Paraguai, já estão usufruindo de serviços essenciais oferecidos pela ‘Expedição da Cidadania’, como atendimento médico, emissão de documentos e prestação jurisdicional. A expedição teve início no dia 10 de março em Ladário (MS) e no fim de semana chegou a Cáceres (MT), onde finalizará a primeira etapa de atendimentos no dia 25 de março.
Serão atendidos entre 600 e 800 ribeirinhos nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul em uma faixa de 600 km percorridos no Rio Paraguai. O projeto, que é uma parceria entre os Governos de MT e MS e Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), tem como objetivo levar a Justiça Federal, serviços de saúde e cidadania a populações de locais de difícil acesso. Estão sendo impressos Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF, documentos fundamentais para que o cidadão tenha acesso a Justiça e a busca de benefícios como o INSS.
O governo de Mato Grosso participa da ação social oferecendo impressão de documentos e atendimento médico-odontológico. Foram cedidos pelo Estado um médico e dois enfermeiros que fazem parte do quadro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), profissionais do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec).
A ação social contará com duas etapas. Na primeira, que se encerrará nesta quarta-feira, estão sendo colhidas as demandas jurisdicionais e realizados consultas e exames médicos. A segunda está prevista para acontecer entre 11 e 29 de maio com as demandas já transformadas em ações judiciais, com realização de audiências e julgamentos e o resultado dos exames entregues à população.