A juíza federal Catarina Volkart e servidores da 2ª Vara da Subseção Judiciária de Foz do Iguaçu (PR) foram às aldeias indígenas de Tekoa Okoy, Tekoa Anetete e Tekoa Itamarã entregar os documentos emitidos durante a segunda fase da Expedição da Cidadania, projeto promovido pela Ajufe em parceria com diversas entidades. A expedição foi realizada em setembro passado. Segundo a juíza, no caminho até as aldeias o grupo enfrentou muita chuva, o que fez o carro atolar e ser rebocado por uma trator. "Mas todas as adversidades foram compensadas pela satisfação em estender a mão amiga e ver a felicidade estampada nos olhos de todos. Com os documentos em mãos, essas pessoas são, efetivamente, cidadãs brasileiras, e poderão requerer benefícios da Previdência Social", avaliou Catarina Volkart.
No mês que vem, os juízes federais participantes da Expedição da Cidadania voltarão às aldeias para realizar as audiências (incluindo perícias) em todos processos ajuizados em setembro. Durante a realização da Expedição da Cidadania no Estado do Paraná foram emitidos mais de mil documentos, entre carteiras de identidade, certidões de nascimento, títulos de eleitor, cadastros de pessoa física (CPF) e carteiras de trabalho. Os indígenas também receberam atendimento médico e odontológico. Além disso, as entidades parceiras da Ajufe neste projeto fizeram a entrega de geladeiras e balanças digitais para uso nos postos de saúde de cada aldeia, compradas com recursos de prestações pecuniárias, administrados pela Justiça Federal de Foz do Iguaçu.
Parceiros
A etapa paranaense da Expedição da Cidadania teve o apoio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Exército Brasileiro, Itaipu Binacional, Funai, Funasa, Instituto de Identificação do Estado do Paraná, Paraná em Ação, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, TRE, Ministério do Trabalho, INSS, Uniamérica, Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e 9ª Regional da Saúde.
Texto: Jair Cardoso