A segunda etapa da 4ª edição da Expedição da Cidadania, realizada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), começou nesta segunda-feira (07), no povoado de Quixaba, no interior do município de Glória/BA. Durante a visita da caravana, a escola da comunidade recebeu uma série de doações e uma audiência foi realizada na casa de um cidadão.
A direção do Centro Educacional Monsenhor Emilio de Moura Ferreira Santos recebeu a doação de 35 cestas básicas, equipamentos de pesca, roupas e um barco de alumínio com motor para uso da comunidade local. Todo o material foi levado ao povoado pelo Exército, que dará apoio logístico à Expedição da Cidadania. Após a entrega, foi realizada a audiência marcada ainda na primeira etapa da Expedição, em novembro do ano passado, sobre o pedido de aposentadoria do pescador José Marques da Silva.
Em um fato que ilustra bem o conceito e a proposta da Expedição da Cidadania, a equipe da Justiça Federal foi até a residência do autor da demanda. O coordenador da Expedição da Cidadania, o juiz federal João Paulo Pirôpo, comandou a audiência e concedeu a aposentadoria ao pescador, em substituição ao auxílio-doença que vem recebendo desde 2012.
“Essa foi a primeira vez que realizo uma audiência fora dos tribunais, pois não é habitual. Isso mostra que a Justiça Federal procura se aproximar cada vez mais do cidadão, tendo contato direto com a realidade vivenciada pela parte e obtendo assim melhores condições de julgar”, comentou.