A segunda etapa da 4ª Expedição da Cidadania iniciou sua passagem pelo estado de Pernambuco, nesta segunda-feira (14), nos povoados de Martelo e Brejinho de fora, ambos no município de Jatobá. A caravana, uma iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil, passará ainda por Petrolândia, Itacuruba, Belém do São Francisco e Chorrochó, essa última na Bahia, até o dia 18.
As comunidades ribeirinhas de Martelo e Brejinho de Fora receberam, cada uma, doações de 35 cestas básicas, roupas, utensílios de pesca e um barco a motor. Foram realizadas 11 audiências sobre demandas judiciais e previdenciárias na região, que aconteceram em um depósito de insumos de piscicultura de uma cooperativa da região.
Para o procurador federal Djalma Félix, que acompanhou a 2ª etapa da Expedição durante a primeira semana, o diferencial da iniciativa é a oportunidade de levar juízes e procuradores até os locais ondem os cidadãos moram e trabalham: “A experiência foi muito produtiva para a Procuradoria Federal. Assim podemos constatar quem realmente trabalha ou não. Vimos o dia-a-dia dessas pessoas e ficou uma aplicação da justiça muito mais real e efetiva”.