A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) lamenta os recentes ataques à magistratura federal.
A Ajufe, além de atuar na defesa das prerrogativas da Magistratura Federal - dentre elas a independência funcional -, tem papel essencial na defesa da democracia e na construção de uma sociedade livre, justa e soberana. Participa ativamente do processo legislativo de normas que interessam a toda a sociedade, dentre elas as leis que tratam de benefícios previdenciários e assistenciais, da gratuidade de acesso à justiça, de improbidade administrativa, prevenção e repressão ao tráco de drogas e de pessoas, pedofilia infantil através da internet e das relações tributárias em geral.
Só quanto à arrecadação da dívida ativa, a Justiça Federal brasileira gera um volume maior de arrecadação do que a sua estrutura consome de recursos.
A Associação igualmente promove o fortalecimento do Poder Judiciário Federal para a harmonia e o bom funcionamento do sistema de justiça.
Diante disso, a Ajufe repudia todo e qualquer ataque que vise a menoscabar a função judicante, a descredibilizar as lideranças do Poder Judiciário Federal, a distorcer informações e a banalizar a discussão sobre a remuneração dos juízes federais.
A Ajufe aproveita para estender o convite sempre feito à imprensa de conhecer o trabalho da Justiça Federal, dos TRFs, bem como as ações e trabalhos da associação em prol da cidadania, da defesa da democracia, do combate ao crime organizado e da corrupção, da defesa da atividade econômica justa e competitiva.
Brasília, 18 de dezembro de 2024
Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe)