Serviços básicos do Judiciário serão levados à população de Itacuruba e Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica, através do projeto social ‘Expedição da Cidadania’. Em Itacuruba, o atendimento acontecerá nesta quarta (25). Já em Belém, acontecerá na quinta-feira (26).
O projeto é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e tem como objetivo levar direitos e serviços essenciais à regiões carentes e isoladas, permitindo à população local reivindicar demandas judiciais e previdenciárias, além de promover atendimento médico e odontológico especializado.
De acordo com o coordenador desta edição, juiz federal João Paulo Pirôpo, a expedição busca tornar efetivo o direito à cidadania, além de proporcionar serviços essenciais às populações ribeirinhas atendidas.
“Nosso objetivo é garantir o acesso de comunidades isoladas ao Juizado Especial Federal, além de promover serviços de emissão de documentos, como certidão de nascimento (registro tardio), carteira de identidade, CPF, Carteira de Trabalho e concessão administrativa de benefícios previdenciários“, explica o magistrado. Também serão oferecidos serviços de saúde preventiva e ações sociais – como doação de brinquedos, roupas e remédios.
Apoio
O evento conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do governo federal do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), do Governo do Estado de Pernambuco, do Exército e da Marinha do Brasil. Participam do projeto juízes federais e servidores públicos, médicos e voluntários de todo o país.