Presidente da Ajufe avalia que ida de juízes para a política cria desgaste

    Entrevista originalmente publicada pelo JOTA.

     

    ‘O Judiciário é um Poder sem armas, nossa autoridade é moral, a pessoa tem que acreditar’, diz Eduardo André Brandão

     

    Quando o ex-juiz federal Sergio Moro aceitou o convite para ser ministro da Justiça recebeu críticas de imparcialidade, já que foi o responsável pela prisão do ex-presidente Lula, oponente político do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Já fora do governo, Moro agora aparece como potencial candidato à Presidência em 2022. “A gente tem que tomar muito cuidado com a questão dos juízes na política. A Ajufe tem uma preocupação dessa questão, porque acaba criando um desgaste”, afirma Eduardo André Brandão, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

    “Quando um juiz vai para a política, e não só o ex-colega Moro, os adversários vão querer falar de parcialidade, que no caso dele não se aplica nem um pouco”, diz. “No caso dele as penas sempre foram mantidas e até agravadas pelas instâncias superiores”.

    Brandão considera que “o Judiciário é um Poder sem armas, nossa autoridade é moral, a pessoa tem que acreditar na nossa decisão”. Brandão afirma ser claro que um juiz não pode concorrer a cargo eletivo e depois voltar. “Isso é uma bandeira nossa, de nem discutir essa questão”, diz.

    O presidente da Ajufe foi entrevistado no quarto debate da série “Democracia e Constituição: Voz e Letra”, que tem como objetivo discutir os desafios da democracia brasileira e o papel do Judiciário na defesa da Constituição.

    O juiz federal afirma que a democracia precisa estar em todos nós. “costumo brincar que uma pessoa que apaga da rede social uma mensagem sua que não gosta não é uma pessoa democrática”, avalia. “Desde que não seja nada ofensivo, a pessoa tem que estar pronta para o debate”.

    “A democracia se tornou mais forte. A polarização da sociedade é ruim quando você vê um excesso de confronto, mas ao mesmo tempo é interessante porque você percebe uma maior conscientização política da população. Quando você decide discutir política, ainda que parecendo uma discussão de clube de futebol, quer queira, quer não, você está desenvolvendo uma consciência política”

    E complementa dizendo: “A gente está amadurecendo, e como todo processo de amadurecimento tem seus escorregões, a nossa democracia está assim”.

    Tags:
    PODCAST DA AJUFE

    EPISÓDIOS DISPONÍVEIS
    NAS PRINCIPAIS PLATAFORMAS
    DE STREAMING

    ESCOLHA A PLATAFORMA
    DE SUA PREFERÊNCIA E OUÇA O
    "JUSTIÇA FEDERAL EM DEBATE"

    Logo do Apple Podcasts Logo do Spotify Logo do Google Podcasts Logo do TUNE IN Logo do DEEZER
    Webinários

    Comissão Ajufe Mulheres

    Fóruns e Eventos

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Outras Publicações
    Justiça Restaurativa e o Meio Ambiente

    Confira o e-book Justiça Restaurativa e o Meio Ambiente que contém 11 artigos de diversos autores sobre o tema. 

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 03 Número 02

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Outras Publicações
    Caderno Artístico dos Aposentados(as) - Edição 02 Número 01

    Caderno artístico voltado para os(as) aposentados(as) da Associação expressarem suas produções artísticas, como: fotografia, poesia, declamação, crônicas, etc.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?

    Ajufe.org.br