Foi lançado na última segunda-feira, dia 15 de junho, no Paraná, o projeto Expedição da Cidadania, uma parceria entre a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. O projeto faz parte dos juizados itinerantes, que levam Justiça gratuita e serviços à população residente em locais de difícil acesso.
Durante a solenidade foi assinado um termo formalizando a criação da "Expedição da Cidadania" no Estado do Paraná. Além disso, os indígenas fizeram apresentações culturais. A banda do exército compareceu tocando o hino nacional e várias canções.
Estiveram presentes à solenidade de lançamento do projeto no Estado do Paraná a vice-presidente da 4ª Região da AJUFE, juiza Federal Carla Evelise Justino Hendges, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, desembargadora Federal Marli Ferreira, a presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora Federal Silvia Maria Gonçalves Goraieb, o juiz Federal Rony Ferreira, além de representantes do Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional, Receita Federal, Exército, Aeronáutica, INSS, FUNAI e CEF.
Próximas etapas
Nesta etapa do projeto os primeiros beneficiados no estado serão os indígenas da aldeia Tekoa Ocoy, localizada no município de São Miguel do Iguaçu, a 50 quilômetros de Foz do Iguaçu. Eles terão acesso a serviços como carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, expedição do Rani - Registro Administrativo de Nascimento de Índio, atendimento médico e odontológico, entre outros.
O programa no Paraná será desenvolvido em duas etapas. Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, a Expedição da Cidadania permanece na aldeia Tekoa Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, e no mês de outubro estará nas aldeias indígenas de Tekoa Añetete e Tekoa Itamarã, ambas no município de Diamante do Oeste.
A Itaipu Binacional, a Caixa Econômica Federal, o governo do Paraná, o TRF da 4ª Região, a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Receita Federal e o Exército vão estar envolvidos com as atividades em Foz do Iguaçu.
Além do Paraná, a "Expedição da Cidadania" também deve atender aos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.