A primeira etapa da 2ª edição da Expedição da Cidadania de 2015 será realizada entre 16 e 27 de novembro. A equipe percorrerá as margens do Rio São Francisco, atendendo comunidades dos estados da Bahia e Pernambuco. A caravana partirá de Paulo Afonso (BA), tendo como destino final a cidade de Juazeiro (BA).
O coordenador desta edição do projeto é o juiz federal João Paulo Piropo. “Acredito que será um sucesso e que vamos conseguir atingir o objetivo de levar dignidade e cidadania para essa população ribeirinha desprovida de serviços sociais básicos”, declarou.
A data foi estabelecida em reunião entre Piropo, o comandante da Agência Fluvial de Juazeiro, capitão-tenente Rafael Sanctos Paulucci, e o subcomandante da 1ª Companhia de Infantaria, capitão Leonardo Silva Fontoura. O encontro aconteceu na Capitania dos Portos em Juazeiro da Bahia no dia 10 de setembro.
Devido à seca histórica que atinge o São Francisco e à baixa navegabilidade prevista para a época, serão necessárias adaptações na logística do transporte para a realidade local. O deslocamento será feito por transporte terrestre, com a contribuição do Exército.
João Paulo Piropo, disse que, para atender às populações de ambos os lados do rio, a Marinha auxiliará com o transporte aquático, por meio de lanchas. O objetivo é atender a cerca de 20 comunidades, ainda não definidas.
A Ajufe também buscará parcerias com os estados e municípios para a divulgação do projeto e o custeio da estadia dos voluntários. “O mais importante foi realmente fechar a data e o percurso. Agora, com base em informações sobre as principais deficiências locais, vamos definir as comunidades que serão beneficiadas”.
Para o presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, é muito importante o trabalho desenvolvido pela Expedição da Cidadania. “Apesar da dificuldade para a organização de duas edições da Expedição em 2015, para nós é uma vitória, pois é mais uma oportunidade de levar a Justiça aos que mais necessitam”.
Parceria com o PNUD
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) será parceiro da Ajufe nesta 2ª edição da Expedição da Cidadania. Está marcada para o dia 22 de setembro a assinatura do Memorando de Entendimento (MOU) entre as duas entidades.
O documento será assinado pelo presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, e pelo representante do PNUD no Brasil, Jorge Chediek. O texto define que “as partes compartilham missões similares e desejam cooperar em áreas comuns de atuação com o fito de ampliar a efetividade de seus esforços de desenvolvimento”.
Com a confirmação da parceria, a cooperação se dará principalmente no suporte institucional do PNUD à Expedição, além de ações conjuntas na área de Justiça e Cidadania.