A Expedição da Cidadania já realizou, nos dias 16 e 17 de novembro, aproximadamente 700 atendimentos a comunidades ribeirinhas que residem ao longo do Rio São Francisco. A caravana vai levar, até 27 de novembro, direitos e serviços essenciais a regiões menos favorecidas e isoladas dos Estados da Bahia e de Pernambuco.
Somente em consultas médicas foram 120 atendimentos, enquanto outras 120 pessoas foram encaminhadas para tratamento odontológico. Também Foram emitidos 160 documentos de identidade e 50 carteiras de trabalho, além da confecção de CPF, títulos de eleitor, documento de antecedentes criminais e da orientação em audiências sobre a concessão de benefícios previdenciários.
O primeiro povoado atendido foi Quixaba, no interior do município de Glória, no dia 16, logo após a abertura oficial da Expedição, realizada em Paulo Afonso. Durante toda a tarde, a população local pode ir ao Centro Educacional Monsenhor Emilio de Moura Ferreira Santos para ter acesso à consultas médicas, emissão de documentos e outros serviços públicos essenciais para ao exercício da cidadania. Na manhã seguinte, a ação foi realizada na escola Alonso José de Melo, no Povoado da Agrovila Jusante, também em Glória.
O coordenador da Expedição da Cidadania, juiz federal João Paulo Pirôpo de Abreu, destacou a importância de se levar esses serviços à população que normalmente não tem acesso. “Muitas comunidades ainda não tem acesso frequente aos centros das cidades mais próximas, seja por falta de recursos financeiros e/ou até mesmo pela distância. Se não fosse pela iniciativa da Expedição, muitos deles continuariam sem emitir seus documentos. Nós nos sentimos orgulhosos em facilitar a vida da população carente, ao mesmo tempo em que levamos dignidade e cidadania para cidadãos que necessitam de serviços sociais básicos", disse o coordenador.
Próximo Destino
A II Expedição da Cidadania continua hoje (18), em dois povoados baianos. Pela manhã, será atendida a população da Agrovila Borda do Lago, ainda em Glória. Pela tarde, será a vez do povoado de Serrote, na cidade de Paulo Afonso.