A Expedição da Cidadania atravessa o sertão da Bahia e de Pernambuco ajudando a fazer a diferença na vida de povoados da região. A iniciativa da Ajufe já atingiu centenas de cidadãos, que tiveram acesso a consultas médicas e odontológicas, puderam tirar dúvidas com a Justiça Federal, com o INSS e com o Ministério Público.
Foi durante o segundo dia da Expedição, no povoado da Agrovila Jusante, no município de Glória (BA), que a aposentada Cristina Rosa de Brito Oliveira, de 88 anos, pôde finalmente tirar a segunda via da sua carteira de identidade: “É difícil ir até o centro. A minha antiga identidade estava bastante velha e rasgada, e por isso ninguém mais aceitava ela. Para ir na cidade custa caro e não fica pronto na hora. Ainda bem que a consegui na Expedição”, comentou.
Outro cidadão que teve a vida mudada para melhor com a Expedição da Cidadania foi o agricultor Edivaldo Teixeira Hora, de 62 anos. O trabalhador conseguiu, por meio do atendimento de servidores da Justiça Federal e do INSS, dar entrada na tão sonhada aposentadoria, após dois anos de tentativas frustradas.
“Fui bem recebido e, graças a Deus, não me faltou nada. Estou muito feliz, finalmente tenho a certeza de que consegui. Já dei entrada em tudo, agora só preciso levar os documentos e duas testemunhas ao INSS para aposentar”, disse o sertanejo.
Para o coordenador da Expedição da Cidadania,juiz federal João Paulo Pirôpo, os exemplos da senhora Cristina Rosa e do senhor Edivaldo Teixeira ilustram bem a importância da iniciativa: “é um prazer muito grande poder ajudar pessoas como essas, que vivem e trabalham na roça. Pessoas humildes que são imagens verdadeiras do tão sofrido sertanejo nordestino”.