As comunidades ribeirinhas do rio São Francisco que foram atendidas pela Expedição da Cidadania entre os dias 16 e 27 de novembro foram agraciadas com doações de alimentos, roupas, materiais de pesca e até mesmo embarcações no mês de dezembro.
O material é fruto de apreensões realizadas pela Receita Federal em Foz do Iguaçu (PR). As 10 embarcações, antes usados na prática de crimes e apreendidos pela Receita Federal, servirão agora às comunidades carentes ribeirinhas do Rio São Francisco. Elas serão distribuídas entre os povoados atendidos durante a segunda etapa da Expedição da Cidadania, que acontecerá emmarço de 2016.
Os alimentos perecíveis, como sacas de trigo e feijão, e caixas de sucos, entre outros produtos, serão entregues às comunidades possivelmente antes do natal. Roupas, mantimentos de pesca e outros equipamentos, por sua vez, vão ser distribuídos também na segunda fase da 4ª expedição, quando juízes federais e procuradores do INSS retornarão aos povoados para a realização das audiências marcadas anteriormente.
O coordenador da Expedição da Cidadania, juiz federal João Paulo Pirôpo, explica que a doação só foi possível graças à ajuda de juízes federais lotados em Foz do Iguaçu, que intermediaram o contato com a Receita Federal para o envio dos bens até Paulo Afonso (BA), de onde serão encaminhadas às comunidades ribeirinhas.
“Essa parceria com a Receita Federal foi excelente. Eles ficaram convencidos da importância da Expedição após terem conhecimento do bom trabalho desenvolvido. Além dos bens, também disponibilizaram uma carreta fretada para trazer a carga do Paraná até a Bahia. Uma quantidade enorme de doações será distribuída, os alimentos agora, e os barcos e demais mantimentos em março do ano que vem. Isso vai deixar a população ainda mais contente, levando um pouco de alento e felicidade a essa gente tão sofrida”, explicou João Paulo Pirôpo.