A 4ª edição da Expedição da Cidadania, promovida nos estados da Bahia e de Pernambuco, chegou ao fim com resultados expressivos. Durante as duas semanas do projeto, foram realizados, ao todo, 4.607 atendimentos, em 14 povoados. Na Bahia, a Expedição passou pelas cidades de Paulo Afonso, Glória, Rodelas e Chorrochó. Em Pernambuco, visitou Jatobá, Petrolândia, Itacuruba e Belém do São Francisco. O objetivo principal foi levar a cidadania e a garantia dos direitos básicos às populações carentes de comunidades agrícolas que vivem às margens do Rio São Francisco.
Para o coordenador da Expedição da Cidadania, juiz federal João Paulo Pirôpo, os números finais comprovam o sucesso da iniciativa: “A Expedição cumpriu seu papel. Levou serviços básicos para a população carente do sertão nordestino, como a emissão de documentos e atendimentos odontológico e médico. E serviu também para mostrar a face da Justiça Federal que vai até os cidadãos e que se preocupa com o aspecto social da sua comunidade”, destacou.
Justiça e INSS
A Justiça Federal realizou 85 alternações durante as duas semanas da Expedição da cidadania. Na primeira quinzena de março de 2016, os magistrados retornarão às localidades para as audiências.
Os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), por sua vez, atenderam aproximadamente 300 pessoas, concederam 42 benefícios previdenciários, como auxílios doença e maternidade, de forma imediata, e também realizaram 30 perícias médicas.
Documentos
A emissão de documentos foi identificada como uma das demandas mais urgentes da população carente do sertão - fato comprovado pelo alto número de emissões realizadas.
A unidade móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do estado da Bahia emitiu 990 carteiras de identidade (1ª e 2ª vias) e 218 CPFs, enquanto a Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco emitiu 301 documentos de identidade. Também foram confeccionadas 226 carteiras de trabalho e 135 títulos de eleitor.
O Ministério Público contabilizou 97 ofícios de atendimentos, sendo 22 relacionados a retificações administrativas de documentos, como certidões de nascimento, casamento, óbito, e três solicitações e coletas para exames de DNA, com o restante sendo a emissão de segunda via de documentos.
Saúde
Parceiro da Ajufe na realização da Expedição da Cidadania, o Exército Brasileiro atendeu aproximadamente 350 pessoas, com consultas médicas e doação de medicamentos para hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Também foram realizadas 95 consultas médicas pelo Programa de Saúde da Família de Pernambuco.
A organização não governamental Voluntários doSertão realizou 1.121 consultas odontológicas nos cinco dias, com um total de 13.440 procedimentos no período.
Além dessas ações, a Expedição também ofereceu exames rápidos e palestras sobre temas importantes, como combate ao mosquito da dengue, doenças venéreas, cuidados com crianças e até mesmo conscientização contra a violência doméstica. Ao todo foram realizados 37 atendimentos nutricionais; 145 aferições de peso; 65 aferições de pressão arterial; 119 exames de glicose e 68 testes rápidos de HIV.