O último balanço da “Expedição da Cidadania” revelou que 6.667 pessoas foram atendidas na primeira fase do projeto em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, entre os dias 09 e 13 de março. Nos cinco dias da expedição foram expedidos 480 CPFs, 400 Carteiras de Identidade, 20 Certidões de Nascimento, entre outros documentos.
A segunda fase do projeto será realizada de 25 de março a 08 de abril. Nessa fase a equipe será transportada por um navio da Marinha do Brasil pelo rio Paraguai, e vai atender a nove localidades ribeirinhas. São elas: Porto da Manga, Porto Albuquerque, Albuquerque, Porto Morrinho, Porto Esperança, Forte Coimbra, Barranco Branco e Porto Murtinho.
O projeto é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região e com outras instituições, entre elas a TV Globo, e tem como objetivo garantir o direito a cidadania a populações carentes de regiões de difícil acesso.
A organizadora do projeto, juíza federal Raquel Corniglion, destaca que a “Expedição da Cidadania” não é apenas um projeto humanitário e caritativo. Segundo ela, “este projeto visa dar concretude e efetividade ao princípio constitucional do acesso à Justiça e da dignidade da pessoa humana, na medida em que leva os documentos básicos e necessários não só para o exercício da cidadania, mas, também, para direitos imanentes à personalidade”.
A juíza explica que a “Expedição da Cidadania” está inserida em um projeto amplo da Ajufe de promoção institucional da Justiça Federal e, sobretudo, da figura do juiz federal. “No momento em que a magistratura vem sendo duramente questionada, este projeto surge como um exemplo de responsabilidade social”, salienta.
Fotos por Kameni Kuhn