Segunda fase da "Expedição da Cidadania" começa dia 25

    O último balanço da “Expedição da Cidadania” revelou que 6.667 pessoas foram atendidas na primeira fase do projeto em Porto Murtinho, Mato Grosso do Sul, entre os dias 09 e 13 de março. Nos cinco dias da expedição foram expedidos 480 CPFs, 400 Carteiras de Identidade, 20 Certidões de Nascimento, entre outros documentos.

    A segunda fase do projeto será realizada de 25 de março a 08 de abril. Nessa fase a equipe será transportada por um navio da Marinha do Brasil pelo rio Paraguai, e vai atender a nove localidades ribeirinhas. São elas: Porto da Manga, Porto Albuquerque, Albuquerque, Porto Morrinho, Porto Esperança, Forte Coimbra, Barranco Branco e Porto Murtinho.

    O projeto é promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região e com outras instituições, entre elas a TV Globo, e tem como objetivo garantir o direito a cidadania a populações carentes de regiões de difícil acesso.

    A organizadora do projeto, juíza federal Raquel Corniglion, destaca que a “Expedição da Cidadania” não é apenas um projeto humanitário e caritativo. Segundo ela, “este projeto visa dar concretude e efetividade ao princípio constitucional do acesso à Justiça e da dignidade da pessoa humana, na medida em que leva os documentos básicos e necessários não só para o exercício da cidadania, mas, também, para direitos imanentes à personalidade”.

    A juíza explica que a “Expedição da Cidadania” está inserida em um projeto amplo da Ajufe de promoção institucional da Justiça Federal e, sobretudo, da figura do juiz federal. “No momento em que a magistratura vem sendo duramente questionada, este projeto surge como um exemplo de responsabilidade social”, salienta.

    Fotos por Kameni Kuhn

    Programa
    TV Justiça
    Sábado às 16:30 Oi 21 | CLARO 05 | SKY 24 | NET 26 | VIVO/GVT 232
    Reprise:
    Segunda 11:00 | Quarta 11:00 | Sexta 11:00 | Domingo 15:00

    Boas Práticas na Justiça

    Cadastro

    Seja um Associado da Ajufe!

    Revista de Cultura
    Revista de Cultura nº 12

    Agora em formato digital, a edição reúne verdadeiros talentos da Justiça Federal, que mostram seus dons musicais, poéticos, em versos e até em fotografias.

    Agenda Político-Institucional
    Agenda Político-Institucional 2018

    O documento lançado em 2018 reúne as principais demandas legislativas, administrativas e judiciais de interesse da Ajufe, além dos projetos de integração entre associação e o cidadão. O objetivo é dar transparência à estratégia de ações da magistratura federal junto aos Três Poderes e à sociedade.

    Informativo Ajufe
    Março de 2018

    A 38ª edição do Informativo da Ajufe traz as últimas atividades realizadas pela Ajufe entre o final de 2017 e o primeiro trimestre de 2018.

    Dúvidas, sugestões ou mais informações?

    Fale Conosco

    Dúvidas, sugestões ou mais informações? Entre em contato com a Ajufe. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

    Os campos com asterísco (*) são de preenchimento obrigatório.
    4 + 3 = ?
    © Ajufe - Associação dos Juízes Federais do Brasil - Todos os direitos reservados.

    Ajufe.org