A 4ª edição da Expedição da Cidadania, realizada pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), levou atendimentos de saúde e serviços essenciais à população da comunidade quilombola Ingazeira, na zona rural do município pernambucano de Itacuruba. A ação foi realizada na escola municipal Ana Pacífica Marcos, no último dia 25.
A caravana proporcionou aos moradores da localidade, formada por aproximadamente 30 famílias quilombolas, a emissão da carteira de identidade, a orientação sobre demandas na Justiça Federal e do INSS, além da realização de exames de HIV e o recebimento de vacinas contra hepatite B. Também foram ministradas palestras sobre prevenção e cuidados contra o mosquito transmissor da dengue e chikungunya, que gerou um surto de casos de hidrocefalia em fetos e recém-nascidos no nordeste brasileiro nos últimos dias.
O diretor da escola Denílson dos Santos Marques elogiou a Expedição e enalteceu a satisfação da comunidade em receber na própria localidade esses serviços essenciais à cidadania: “A população daqui é bastante carente, e vem sofrendo muito com essa falta de chuvas. Muitas vezes não temos essa disponibilidade das crianças e jovens terem essa identificação, por questões de custos mesmo. O fato de a carteira de identidade ser emitida aqui vai gerar um impacto positivo para a comunidade” disse.
Outra preocupação da Ajufe foi levar exemplares da Constituição Federal até essas comunidades carentes, para que os professores ensinem os alunos sobre seus direitos constituídos por lei, o que muitas vezes é ignorado na realidade do sertão pernambucano. Denílson Marques recebeu os exemplares das mãos do coordenador da Expedição da Cidadania, o juiz federal João Paulo Pirôpo, reconhecendo a relevância da medida: “É muito importante que os jovens tenham acesso e conheçam o conteúdo escrito aqui nessas páginas. É questão de saber, para exigir nossos direitos, que são negados diariamente à esse povo”.